A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá, no dia 4 de maio, uma audiência pública, em São Leopoldo, com objetivo de discutir a proposta de revisão tarifária da RGE Sul Distribuidora de Energia. A própria agência apresentará a proposta de reajuste de quase 10% na conta de luz.
A sessão, que será presidida pelo diretor da Aneel, Hélvio Guerra, terá início às 14h no Hotel Klein Ville. A RGE Sul é responsável pela distruição de energia elétrica a 3,1 milhões de unidades consumidoras em 381 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria e a maioria das cidades da Região Central.
O reajuste médio previsto é de 6,03%. O impacto maior será no bolso dos consumidores residenciais, cujo aumento previsto é de 9,49%. Já a alta tensão, destinada a empresas, terá redução de 1,87% (confira os índices no quadro ao lado). Após analisadas as contribuições recebidas, as novas tarifas da empresa entrarão em vigor a partir de 19 de junho. Em 2022, as contas de luz residenciais da RGE subiram 8,41%.
Os indices
Consumidores residenciais B1
- 9,49%
Classe de consumo (médias)
- Baixa tensão – 10,14%
- Alta tensão – -1,87%
- Efeito ao consumidor – 6,03%